A INICIATIVA
Um dos maiores desafios da medicina moderna é a resistência aos antibióticos. Por isso, foi lançada a iniciativa “A responsabilidade é o melhor remédio” para fornecer informações abrangentes sobre esse tópico.
QUAL É A MOTIVAÇÃO POR TRÁS DA CAMPANHA?
A resistência antimicrobiana, também denominada de "resistência a antibióticos", é uma ameaça global crescente para toda a população. Segundo estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde), 700.000 pessoas em todo o mundo morrem a cada ano devido a infeções. A tendência está a aumentar, porque a previsão para 2050 é de 10 milhões de mortes por ano.1 A complexidade e a escala do problema requerem uma abordagem consolidada envolvendo agências governamentais, seguradoras de saúde, associações profissionais, médicos, farmacêuticos, indústria farmacêutica e, finalmente, todos para combater a resistência aos antibióticos e usar sabiamente os antibióticos. Como uma empresa que vende produtos de saúde e higiene globalmente, a Reckitt Benckiser (RB) assume a responsabilidade pelo tópico resistência a antibióticos. A campanha "A responsabilidade é o melhor remédio" visa promover o uso responsável de antibióticos. Todos podem ajudar a impedir que a resistência aos antibióticos se espalhe ainda mais.
Review on antimicrobial resistance. Tackling drug-resistant infections globally: finreport al and recommendations. May 2016. Available at: https://amr-review.org/sites/default/files/160518_Final%20paper_with%20cover.pdf (accessed July 2019);
QUAL É O OBJETIVO DA CAMPANHA?
A campanha "A responsabilidade é o melhor remédio" quer contribuir para aumentar a conscientização sobre o uso de antibióticos e reduzir o uso desnecessário dos mesmos através da educação - e, assim, neutralizar esta tendência da resistência aos antibióticos.
QUEM É RESPONSÁVEL PELA CAMPANHA?
A campanha foi iniciada pela RB, com o apoio técnico da GRIP (Parceria Global de Infeção Respiratória). GRIP significa "Parceria Global de Infeção Respiratória" e é um grupo de trabalho internacional constituído por especialistas que trabalham no uso racional de antibióticos e no tratamento sintomático de infeções respiratórias superiores. A GRIP foi fundada pela RB. Para além disso, em Março de 2019, foi realizada uma parceria entre RB Portugal e a APMGF com objetivo de consciencializar a população e profissionais de saúde para este problema e diminuir a resistência aos antibióticos.