A diferença entre bactérias e vírus.

A diferença entre bactérias e vírus.

Enquanto as bactérias são organismos vivos, os vírus usam uma célula hospedeira para se multiplicarem. As bactérias podem, portanto, ser tratadas com antibióticos, enquanto uma doença viral requer um antiviral especial.

Bactérias e vírus são completamente diferentes.

Bactérias e vírus podem deixar-nos doentes não têm nada em comum. As bactérias são seres vivos e, como organismos unicelulares microscópicos, têm o seu próprio metabolismo e são capazes de se reproduzir.

Se muitas bactérias entrarem no corpo humano ou mesmo na corrente sanguínea, elas podem deixá-lo doente e, na pior das hipóteses, até matá-lo.

Antibióticos são usados para evitar isso.

As principais características distintivas:

• Tamanho: As bactérias são muito maiores que os vírus.

• Esquema: Os vírus são muito simples. Eles não consistem na sua própria célula, nem têm o seu próprio metabolismo. Estritamente falando, eles não são seres vivos. As bactérias são como um ser vivo. Elas têm uma parede celular e uma estrutura interna.

• Transmissão: Os vírus não podem reproduzir-se sozinhos. Eles penetram nas células humanas e usam-nas como hospedeiras - sem elas, eles morrem. As bactérias multiplicam-se independentemente através da divisão celular

• A transmissão da doença: Vírus e bactérias deixam-nos doentes, mas de maneiras diferentes. Os vírus destroem as células do nosso corpo. As bactérias, por exemplo, causam danos nas células.

• Tratamento: Uma infeção bacteriana é tratada com antibióticos. Estes agarram por exemplo nas estruturas das bactérias e assim garantem que elas morrem. Os vírus, por outro lado, são difíceis de combater com medicamentos. Como eles não têm metabolismo nem parede celular, os antibióticos são impotentes contra eles. Agentes antivirais especiais funcionam apenas contra tipos individuais de vírus. No entanto, se as próprias defesas do nosso corpo são capazes de combater o vírus, geralmente estamos imunes e não podemos mais ser infetados pelo patógeno.

Outra grande diferença entre vírus e bactérias é que não existem apenas bactérias que nos podem deixar doentes, mas também aquelas que são essenciais para a sobrevivência humana.

Quadro: Representação microscópica de bactérias (em cima) e vírus (em baixo).

Porque motivo ainda precisamos de bactérias.

Existem bactérias que são essenciais para a nossa sobrevivência, como, por exemplo, no processo da digestão, porque, sem elas, a digestão não era efetuada. Muitas bactérias vivem no nosso cólon. Lá elas são responsáveis pela produção de ácidos, gorduras e diversas vitaminas. A vitamina B12, que é extremamente importante para o corpo, só pode ser produzida por bactérias intestinais.

Portanto: As bactérias fazem simplesmente parte das nossas vidas.

Utilização responsável

A resistência aos antibióticos afeta-nos a todos. Portanto, todos são incentivados a tomar medidas.

SABER MAIS

A iniciativa

A responsabilidade é o melhor remédio na luta contra a resistência aos antibióticos.

SABER MAIS

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes sobre resistência a antibióticos e a iniciativa "A responsabilidade é o melhor remédio".

SABER MAIS