Desenvolvimento da resistência aos antibióticos.

Desenvolvimento da resistência aos antibióticos.

Como um ser vivo, as bactérias são capazes de adquirir mecanismos de defesa contra antibióticos e transmitir essas propriedades de resistência para as gerações futuras.

 

Antibióticos são ineficazes contra vírus.

A palavra antibiótico vem do grego e significa "contra a vida". Como as bactérias são seres vivos e os vírus não, o nome já mostra que os antibióticos são eficazes apenas contra bactérias e não contra vírus.

No entanto, como tantas vezes na natureza, os seres vivos são adaptáveis. Eles desenvolvem mecanismos de defesa contra inimigos para garantir a sua própria sobrevivência. Se uma bactéria desenvolveu essa característica de defesa, o antibiótico é ineficaz. À medida que as bactérias se multiplicam através da divisão celular, novas propriedades também são repassadas para a próxima geração.

O surgimento e transmissão da resistência a antibióticos

Algumas bactérias são capazes de transmitir essas propriedades a outros tipos de bactérias, tornando vários tipos de bactérias imunes a um determinado antibiótco. Essa imunidade a antibióticos desenvolvida por bactérias é chamada resistência a antibióticos.

Utilização responsável

A resistência aos antibióticos afeta-nos a todos. Portanto, todos são incentivados a tomar medidas.

SABER MAIS

A iniciativa

A responsabilidade é o melhor remédio na luta contra a resistência aos antibióticos.

SABER MAIS

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes sobre resistência a antibióticos e a iniciativa "A responsabilidade é o melhor remédio".

SABER MAIS